Avalie-nos Reservas

(49) 3246-9000
0800 643 7222

49 99977-5236
18/09/2019

5 Dicas para ter uma viagem de carro segura

Em longas ou curtas distâncias, fazer uma viagem de carro pode ser bastante atraente e prazeroso. Ver as paisagens, parar de vez em quando para uma refeição na beira da estrada e curtir boas companhias são um bom programa. 

Mas, antes de sair rodando quilômetros afora, algumas providências são essenciais. Vale a pena parar um pouco e cumprir uma lista de tarefas. Muitas vezes, no cotidiano apressado, motoristas acabam deixando de lado alguns cuidados importantes.

Portanto, se você está planejando uma viagem de carro e certamente não quer se deparar com contratempos, sofrer ou causar acidentes e ter um tempo de qualidade, veja nossas dicas. Prevenir ainda é o melhor remédio que se tem notícia. Então, anote:

5 dicas para ter uma viagem de carro segura

1 — É pra lá que eu vou!

Um dos erros de quem quer fazer uma viagem de carro segura é sair sem destino certo. Neste tipo de situação, a postura “deixa a vida me levar” não é adequada porque segurança depende de um mínimo de planejamento. 

Conhecer direitinho o destino e o trajeto da viagem de carro, bem como fazer reservas antecipadas num hotel gostoso diminui riscos e surpresas desagradáveis. Já que nas estradas, é comum ficarmos sem sinal de Internet e  GPS. 

Sabendo o caminho e tendo mapas — de preferência, impressos —, você dificilmente vai cair na cilada de pegar um atalho perigoso. Ou levar multas desnecessárias e, pior, não ter ideia de quando vai poder parar e reabastecer seu tanque ou usar um banheiro, por exemplo.  

2 — De sunga e biquíni a guarda-chuva e cachecol

Não é só para preparar a mala que você deve conferir a previsão do tempo. Já vai longe o tempo em que as quatro estações do ano eram bem definidas e calor era no verão e o frio no inverno. 

Além da bagagem versátil, é importante que dias antes da viagem de carro, você confira como vai estar o tempo nas regiões pelas quais vai passar até chegar ao seu destino. 

Evitar as tempestades mais violentas e quedas ou altas bruscas de temperatura é recomendado para quem percorre trajetos mais longos de carro. 

3 — Deixe seu carro, um brinco!

Talvez a dica mais importante entre todas, é quanto ao carro em perfeita ordem. Confira se toda documentação está em dia. Desde sua carteira de motorista (garanta que esteja dentro do prazo de validade) até pagamento de multas, licenciamento, IPVA, seguro, etc.

Qualquer falha elétrica ou mecânica na sua viagem pode render uma boa dor de cabeça, sem contar o risco de acidentes. Pelo menos um mês antes de viajar, encoste seu carro para uma revisão completa. 

Peça atenção especial aos pneus (o estepe inclusive), alinhamento e balanceamento das rodas, freios e bateria. Confira os níveis de água, filtros e óleo de combustível. Cabos, velas, correias e amortecedores estão em dia? Checagem completa, também, nas palhetas do limpador de pára-brisa e luzes de sinalização externa. 

Veja se as ferramentas essenciais para uma viagem de carro, como macaco, chave de roda, lanterna, cabo auxiliar pra puxar energia de outro carro se necessário e triângulo estão certinhas. 

4 — Prepare-se para gastos simples e emergenciais

Antes de partir, lembre-se que há muitos itens em estradas que precisam ser pagos em dinheiro vivo. Há vários locais que não aceitam cartões. Confira se você tem valores adequados para pagamento dos pedágios e de despesas emergenciais. 

5 — Seja um motorista cuidadoso 

Ao tomar todos os cuidados acima com a devida antecedência, sua viagem de carro tem grandes chances de ser proveitosa tanto na ida, quanto na volta. Mas o seu estado e atitudes enquanto motorista também é fundamental. 

Dirigir com responsabilidade, não ingerir bebidas alcoólicas antes e durante o percurso, respeitar as leis de trânsito e não deixar objetos soltos no interior do veículo são regras básicas de segurança e que devem ser seguidas à risca.

No dia que antecede a viagem, alimente-se de forma saudável e descanse bastante à noite. Na estrada, tente fazer pausas para alongamentos, refeições leves e lavar o rosto.


Agora é só partir e aproveitar a viagem. E para mais dicas como estas, conheça nosso blog e leia outros artigos interessantes!

Comentários