Avalie-nos Reservas

(49) 3246-9000
0800 643 7222

49 99977-5236
25/09/2019

A história da maçã brasileira: conheça e se apaixone pela fruta

One apple a day, doctor away! Ou seja, uma maçã por dia e você não precisará ir ao médico. A maçã está entre as frutas mais nutritivas. Saudável, cheirosa, gostosa e bonita, está em receitas variadas e permeia o imaginário de adultos e crianças, graças à Branca de Neve e ao Adão e Eva. Mas você conhece a história da maçã brasileira? É interessante!

Popular no mundo todo, ninguém sabe ao certo a origem das macieiras. É certo que as espécies silvestres surgiram, tanto em regiões da Europa, Sibéria e Cáucaso, quanto em países como China e Rússia.

História da maçã: solo e clima favoráveis 

A história da maçã no Brasil se confunde com a chegada dos imigrantes que vieram de todos os cantos do mundo no século XIX. Em variados tamanhos, aparências, formas, texturas da casca e da polpa, a maçã teve seu cultivo espalhado rapidamente pelo País. 

A terra fértil e o clima temperado eram mais que apropriados. Mas, vale lembrar que o Brasil transformou-se em grande produtor da fruta somente em meados dos anos 70.

Hoje em dia, as maçãs são vastamente plantadas e colhidas nas regiões Sul e Sudeste e, especialmente, em Santa Catarina. Em Fraiburgo, por exemplo, no meio oeste do Estado, a qualidade da fruta se apresenta até mesmo como superior às famosas maçãs argentinas.

Onde encontrar as melhores receitas de maçã?

Conhecendo melhor a história das maçãs, não tem como não nos vir à cabeça, os deliciosos pratos doces e salgados que levam a fruta em sua composição. 

Boa dica para experimentar a maioria deles é se hospedando num hotel na já citada Fraiburgo, cidade de Santa Catarina conhecida como a Terra da Maçã. Especula-se que as primeiras mudas de macieiras chegaram em 1963 no município.

Já pensou você e sua família podendo comer à vontade um strudel, uma maionese de maçã, risoto feito com a fruta ou barquetes ao creme de maçã com salmão defumado? E que tal retirar a fruta da própria macieira? A colheita acontece entre janeiro e março/abril, mas a degustação pode ser feita o ano todo.

A infraestrutura de Fraiburgo é considerada boa na medida em que oferece várias rodovias pavimentadas e excelente rede hoteleira. Uma curiosidade é que o Hotel Renar é o mais tradicional da cidade e foi pioneiro a receber turistas de todo o Brasil em 1981. 

É ali que até hoje, muitas famílias buscam comodidade, conforto, qualidade, opções de lazer pra todas as idades, passeios em meio à natureza, além de tranquilidade e descanso, é claro.

Sua saúde agradece!

Nesta altura deste relato, talvez você esteja se perguntando: por que não precisarei ir ao médico se comer uma fruta por dia? A resposta é simples: a maçã é rica em vitaminas B1, B2, fibras e sais minerais, como ferro e fósforo. Quando presente na dieta dos adultos e crianças, contribui para o bom funcionamento intestinal.

A fruta tem, ainda, propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas, além de combater os radicais livres. Devido à sua consistência e textura, contribui para a higiene bucal. Porque limpa os dentes e fortalece as gengivas.

Quer saber mais benefícios da maçã? Ela faz bem para os rins, memória, cérebro em geral, ossos, músculos, processo digestivo e sangue. A ingestão da fruta, de preferência com casca, permite um bom sono durante à noite — fundamental para um dia produtivo — e também impede a formação de cálculos renais e na vesícula. 

CTA: Se você ficou com água na boca, conheça a terra da maçã, Fraiburgo e hospede-se no Hotel Renar.

Comentários